13 outubro, 2010

Tapajós declara apoio a Jatene

 “Não estou indo para a oposição e nem estou mudando de lado, a oposição não me fez nenhum convite, eu tinha um candidato ao governo do Pará, que era Domingos Juvenil do PMDB e neste segundo turno tomamos a decisão de apoiar a candidatura de Simão Jatene”, foi nestes termos que o presidente da Câmara de Santarém José Maria Tapajós (PMDB), na Tribuna, na sessão desta quarta-feira, (13/10), oficializou seu apoio ao candidato Tucano, ao governo do estado.  
Reivindicações
 José Maria Tapajós deu conhecimento aos seus pares, do conteúdo de um documento que entregou ao candidato Simão Jatene, com uma série de reivindicações pedindo a este, que assumisse compromisso de realizá-los se for eleito governador do Pará. Na íntegra o conteúdo do documento:

 
Exmo Sr.
Dr. SIMÃO JATENE
Candidato a Governador do Estado do Pará
Belém, PA.

 Prezado Senhor,

 Cumprimentando-o e na condição de Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Santarém, encaminho as seguintes reivindicações para que as mesmas sejam analisadas e, se possível, incluídas em seu programa de governo caso eleito governador.
                                            I.    Colocar em pleno funcionamento o Hospital Regional do Baixo Amazonas, com todos os serviços de média e alta complexidade para os quais o mesmo foi projetado e constrúido.
                                          II.    Reforma e ampliação do Aeroporto de Santarém.
                                         III.    Conclusão do Estádio Barbalhão.
                                        IV.    Agenda com o Poder Legislativo e sociedade civil organizada.
                                         V.    Apoio para o desarquivamento do projeto de emancipação do distrito de Curuai, região do Lago Grande, que encontra-se na Assembléia Legislativa há mais de 20 anos.
                                        VI.    Policiamento ostensivo no interior do município, com destacamento permanente no Baixo Lago do Curuai, comunidade de Vila Socorro que assistirá a mais de 40 comunidades em seu entorno.
                                      VII.    Levantar estudos geográficos para que esse serviço de policiamento seja implantado nas regiões do Arapiuns e Tapajós em comunidades estratégicas.
                                    VIII.    Policiamento militar nos eventos festivos de toda natureza no interior do município, sem ônus para seus organizadores.
                                        IX.    Atendimento com grupos geradores e respectivas redes elétricas nas comunidades da Resex Arapiuns/Tapajós e nas regiões que não serão atendidas, pelo menos por enquanto, pelo programa Luz Para Todos.
                                         X.    Presença do Estado na solução de impasse que se arrasta por alguns anos envolvendo o povo do Alto Arapiuns, região do Maró e Aruã que hatibam na Gleba Nova Olinda, principalmente no que diz respeito a legalização das terras as comunidades indígenas e não indígenas, titularizando as mesmas aos seus habitantes tradicionais e o controle da extração de madeira que já fora motivo de conflitos ao ponto de se tocar fogo em balsa com madeira.
                                        XI.    Ensino médio regular nas regiões do Alto e Baixo Lago do Curuai, do Arapiuns, do Tapajós e Arapixuna, e comunidades estratégicas da região do planalto de acordo com levantamento técnico geográfico a ser feito pela SEDUC.
                                      XII.    Extrensão da PA 257 (Translago) até a comunidade de Moacá, região do Arapixuna e abertura com empiçarramento dos ramais de acesso as comunidades até o limite com o município de Juruti.
    
Certo de sua atenção, antecipo meus agradecimentos. 

Atenciosamente,


Ver. JOSÉ MARIA TAPAJÓS
Presidente - biênio 2009/10  

 Depois de lido o documento, José Maria Tapajós fez questão de pedir desculpas aos seus pares e ao povo de Santarém, de ter esquecido uma reivindicação que ele considera importante, que é a solução para o problema da falta d’água em Santarém. Porém, garantiu que se confirmada à vitória de Jatene ao governo do estado no 2º turno, vai fazer também esta  solicitação.
Fonte: Blog do Colares

12 outubro, 2010

Críticas ao prêmio do secretário municipal de saúde


O vereador Erasmo Maia (DEM), na Tribuna criticou o prêmio que o secretário municipal de Saúde José Antonio Rocha, através de outdoors espelhados pela cidade, diz que ganhou entre os 100 melhores secretários municipais de Saúde do Brasil.

Erasmo Maia assegurou que não pode aceitar esse tipo de prêmio, “principalmente porque sabemos que a saúde pública em Santarém, não vai bem e quando isso acontece é por que algo está errado na sua administração”, destaca.

“Acho isso um deboche, uma provocação, principalmente à população que está enfrentando dificuldades, quanto ao atendimento à saúde no município, sabemos que consultas são agendadas para seis, sete meses, às vezes até um ano; em muitos momentos as pessoas têm dificuldades para receber o resultado de um exame, para vir a ser atendido no Hospital Municipal”, lamentou.

O parlamentar analisa que o resultado político das eleições, com relação às pessoas ligadas ao governo municipal, se deu principalmente por causa dessas informações. “A população não aceita isso, nós não aceitamos, até porque sabemos que os autdoors foram colocados com recurso financeiro do próprio município, que poderia ser utilizado para outras situações que requer a saúde do município e não para promover o secretário municipal de saúde, uma vez que nada do que o prêmio condiz é verdade”, desabafou. 
Ascom-CMS